PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Semana Santa envolve fiéis de toda a Paróquia São Sebastião

A Semana Santa teve grande participação dos fiéis começando no dia 24 de março com a Via Sacra encenada por crianças, adolescentes e jovens da Pastoral da Catequese e IVC, das comunidades eclesiais na Praça da Matriz, com a participação do padre Milan.

 

A procissão do Domingo de Ramos em 25 de março saiu da Praça da Matriz após a benção dos ramos por padre Milan que presidiu Missa na Matriz de São Sebastião. Ele destacou a humildade e a coragem de Jesus diante dos poderosos do império Romano.

 

Na Matriz de São Sebastião, no dia 26, jovens participaram da Via Sacra e apresentaram teatro enfocando o problema de pessoas em situação de rua. Na chegada, na comunidade Santo Expedito, no Morro do Cruzeiro, jovens da comunidade apresentaram teatro abordando a violência doméstica.

 

Oito Paróquias em nível de região pastoral participaram da Missa dos Santos Óleos no dia 27, presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Biasin com a presença de todos os padres e diáconos, na Matriz de São Sebastião.

 

- Todos que trabalham nas pastorais e movimentos sociais são comprometidos com os pobres e não só fazem parte da Igreja, mas são Igreja. Os Santos Óleos abençoados serão utilizados ao longo do ano nos serviços eclesiais - ressaltou o bispo.

 

Já no dia 28, foram realizadas pelas comunidades procissões do Encontro do Senhor dos Passos com Nossa Senhora. Na Matriz de São Sebastião, centenas de fiéis acompanharam da Rua de Lazer e do Asilo das Órfãs, encontrando-se no Adro da Matriz.

 

O Tríduo Pascal no dia 29 reuniu milhares de fiéis nos polos Matriz de São Sebastião; São João Evangelista, na Piteiras; Bom Jesus, no Monte Cristo; e São Pedro, bairro São Pedro. As Missas e Vigílias foram presididas pelos padres Milan, Luis, Francisco e Ozanan.

 

O descendimento de Jesus da Cruz, no adro da Matriz na sexta-feira da Paixão no dia 30, foi acompanhado por diversas pessoas, seguido da Procissão Luminosa de Nosso Senhor Morto, dirigida pelo padre Milan com a presença do diácono Antônio Magno.

 

- Cristo morreu por nós e não existe prova maior de amor do que esta: dar a vida pelos outros. Devemos saber agradecer sempre esse amor - disse Joice de Lima, do bairro Monte Cristo.

 

Na Vigília Pascal, em 31 de março, nos quatro polos foram realizados Benção e Procissão do Fogo, Benção da Água, e os sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão e Crisma.

 

A Procissão da Ressurreição foi realizada na comunidade São João Evangelista e na Matriz de São Sebastião, às 6h do dia 1º de abril, com a participação do padre Francisco e da comunidade Nossa Senhora da Glória, bairro São Silvestre, encerrando com a primeira Missa do domingo de Páscoa.

 

Vagner Mattos